quinta-feira, 28 de julho de 2011

ESCOLHA SEUS ALIMENTOS ... ESCOLHA VIVER BEM !!!

"Dieta do brasileiro tem poucos nutrientes e muitas calorias " , segundo o IBGE.

Um hábito alimentar errado pode trazer sérios problemas à saúde, como a obesidade e outras doenças com origem na ingestão de alimentos muito calóricos, com excesso de açúcar e sal, e gordura. Muitos reclamam da falta de tempo, da correria da cidade grande e não fazem uma refeição completa e optam por fast foods. Mas é possível comer com qualidade na rua, com uma escolha adequada do cardápio.

A reportagem nos mostra a diferença da alimentação em cidades rurais em comparação a cidade grande. Nas grandes cidades se consome uma maior quantidade de produtos industrializados como bolos, biscoitos, e refrigerantes, e quando sucos, com muito açucar, já nas áreas mais rurais, o consumo baseia-se no arroz, feijão, milho, peixes frescos.
"A população urbana gasta pouco mais do que 10% com cereais e leguminosas, enquanto a população rural destina em torno de 16,9% para esses produtos".

"O consumo de doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados, considerados prejudiciais à saúde, também é reduzido na menor categoria de renda do brasileiro. Por outro lado, o consumo de frutas e verduras aumenta conforme a renda, assim como o de leite desnatado e os derivados de leite, que têm custo mais elevado."

A alimentação saudável deve ser composta sempre por frutas, legumes, verduras, carboidratos complexos, carnes magras, de preferência os orgânicos, porém sabemos que o preço ainda não é muito acessível para todos. Mas frutas e legumes podemos encontrar frescos em feiras e hortifrutis e são bem acessíveis, e devem ser consumidos ao invés de produtos industrializados.

A modernização favoreceu o aumento do comércio de alimentos industrializados. Esses produtos são de fácil acesso e têm seu consumo incentivado pela mídia, em propagandas que unem esses produtos a uma vida saudável. Infelizmente isso ainda acontece.

Dica : gaste seu dinheiro e sobretudo seu tempo para fazer uma refeição balanceada e tranquila. Os benefícios serão inúmeros, uma qualidade de vida positiva e um futuro sem preocupações com doenças e gastos adicionais com tratamentos. Nossa culinária brasileira é tão rica que não podemos deixar as influências norte americana virar um hábito alimentar.  

Fonte : http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/dieta-do-brasileiro-tem-poucos-nutrientes-e-muitas-calorias-diz-ibge.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário