quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dieta Pré e Pós-Exercício: Qual a Melhor Estratégia?



A busca pelo corpo perfeito tem aumentado significativamente a procura por exercícios físicos específicos nos últimos anos. E uma alimentação balanceada é  fundamental para permitir que esportistas alcancem seus objetivos, sejam eles em desempenho na corrida, apenas para entrar em forma ou de qualidade de vida. E está enganado quem pensa que a alimentação é importante apenas antes do exercício, pois comer corretamente após os treinos e competições também é muito importante e ajuda na recuperação do corpo, na reposição dos estoques de energia e na proteção do organismo.


O principal objetivo de uma refeição pré-exercício é fazer com que o esportista não se sinta fraco e nem lento antes e durante a atividade. Por isso, da mesma forma que o jejum é contra indicado neste momento, para evitar uma Hipoglicemia (falta de glicose no sangue) o recomendado é não iniciar um treino com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir a performance e até trazer conseqüências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos.

Uma boa recomendação é fazer uma refeição equilibarada, como um café da manhã completo ou almoço, de 1 à 3 horas antes do exercício, respectivamente. Se o tempo entre a última refeição e o horário do início do treino for inferior (como as pessoas que acordam e vão treinar imediatamente), priorize apenas os carboidratos (pães, biscoitos, barra de cereais, géis de carboidrato, frutas) e dispense as proteínas (leite e derivados) e as gorduras em geral. Isso melhora a absorção dos carboidratos, que são essenciais para este momento, pois garantem energia (extremamente necessária), e não “pesam” no estômago para a hora do treino.

Alimentar-se para obter o melhor desempenho também inclui fazer uma escolha inteligente dos alimentos a serem ingeridos após o exercício físico. Isso restabelesce os músculos do atleta para o próximo evento ou competição. Em alguns casos é indicado o Whey Protein. Porém, lembrando sempre da individualidade bioquímica de cada um; nem sempre o que é bom para o seu amigo também é bom para você.

Para recuperar totalmente a energia muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas a cada três horas. É igualmente importante hidratar-se após a atividade física, e dependendo da intensidade da atividade a hidratação durante o treino também é importantíssima.

A melhor recuperação pós-treino é obtida ao se combinar o consumo de carboidratos e proteínas (para Hipertrofia, ou ganho de massa muscular), que são extremamente importantes para recompor os músculos.


Dicas de alimentos pré - treino
Carboidrato Complexo - pois possibilitam uma oferta contínua e dosada de energia para o organismo Ex:bananas, maçãs e frutas em geral e fontes de amido, desde que integrais (pães e batatas doce).

Dicas de alimentos pós - treino
Carne magra com batatas ou macarrão, peito de frango com arroz, legumes e suco de frutas, torradas com queijo branco, geléias e água de coco. Ou até mesmo opções práticas, como barras e bebidas energéticas, sucos, saches de mel, frutas frescas ou secas, iogurtes de garrafinha e biscoitos -  para se alimentarem o quanto antes e não prejudicarem a recuperação dos estoques de glicogênio muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário