segunda-feira, 25 de julho de 2011

Glúten ... faz mal ?????


O glúten está presente no trigo e também na aveia, centeio, cevada, malte e nos derivados de cada um deles. Integram esse abundante grupo os pães, massas, cerveja, uísque e uma infinidade de produtos industrializados que contêm glúten em suas fórmulas.
Para pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, flatulência, artrite, coceiras pelo corpo, enxaquecas, alterações de humor e ansiedade e que ingerem glúten com freqüência, a sugestão é restringir o consumo desses alimentos para observar se há melhora dos sintomas. Lembrando sempre que isso tudo deve ser avaliado cautelosamente por um profissional nutricionista para saber a real necessidade de retirá-lo.
No caso do glúten, um grande número de pessoas observa que os sintomas são atenuados e até desaparecem com a retirada do alimento alergênico. Por isso, a dieta é sugerida para verificar se a exclusão do glúten proporciona melhoria nos sinais e sintomas apresentados.
Se uma pessoa retirar da sua dieta alimentos que contém glúten, não causará prejuízos à sua saúde, todavia, se não tiver uma dieta equilibrada, poderá aumentar seu peso em virtude do excesso de ingestão de carne e gordura. Sendo assim, é preciso inserir no seu cardápio alimentos substitutos que contenham carboidratos: arroz, feijão, batata, mandioca, inhame, cará, por exemplo; lembrando sempre que os carboidratos também são essenciais, afinal geram energia ao nosso organismo. As frutas, verduras e legumes também contribuem para o equilíbrio do peso, sem contar que são fonte de vitaminas e minerais essenciais.
Muitos autores quando se referem ao glúten o caracterizam como uma cola que adere às paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino delgado, podendo causar sintomas iniciais como a intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases, retenção de líquidos e conseqüentemente outros danos como obesidade, baixa imunidade, intoxicação, enxaqueca, depressão, diarréia muito forte, e muitas vezes podendo levar o celíaco à morte. Já que o celíaco é o indivíduo que tem intolerância permanente ao glúten.
 As pessoas celíacas que não resistem a massas, bolos, pizzas e biscoitos não precisarão ficar sem a ingestão desses alimentos. No entanto, não poderão se esquecer de que, para prepará-los, deverão utilizar farinhas sem glúten (ex: farinha de arroz, fécula de batata), sendo inúmeras receitas disponíveis sem o glúten. E se o problema é tempo para prepará-las, hoje em dia já existem diversas lojas especializadas em produtos sem glúten. Todavia, os alimentos sem glúten não devem ser armazenados por muitos dias, pois se degradarão rapidamente. Deixar de preferência em refrigeração.

Dica: Mas como saber se os alimentos que consumimos contêm glúten? A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que nos rótulos das embalagens seja informado se o produto contém glúten, para que pessoas celíacas não ingiram essa proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário