terça-feira, 12 de julho de 2011

DIETA DA PROTEÍNA


Uma das dietas da moda mais conhecidas é a dieta proposta pelo Dr. Atkins, também conhecida como dieta da proteína, que consiste em uma dieta hiperprotéica e hiperlipídica, com liberado consumo de lipídios e proteínas, como carnes vermelhas, ovos e manteiga e restrição para carboidratos como frutas, pães, farinha, macarrão, açucares e doces. Tal dieta visa o emagrecimento com o consumo de apenas 40g de carboidrato por dia, ou seja quase nada.
Essa elevada ingestão de gordura saturada e pequena quantidade de vegetais, frutas e fibras consumidas , podem acarretar desde problemas menores como constipação (prisão de ventre) como também é risco de doenças cardiovasculares.

Pela exclusão de frutas, vegetais e grãos, pode haver deficiência de micronutrientes. Embora estas deficiências vitamínicas possam ser resolvidas por suplementação, um número importante de fitoquimícos biologicamente ativos presentes nestes alimentos ainda vão continuar deficientes.

Outro ponto importante  da dieta da proteína, é o fato de que o cérebro utiliza os carboidratos como fonte de energia, e, na falta destes, o corpo promove uma série de reações, onde utilizamos a gordura para fornecer essa energia necessaria ao cérebro. Bom, se estamos queimando gordura corporal, vamos emagrecer com essa dieta sim, é verdade, a dieta fará perder peso. Porém o problema desta dieta é que quando apenas a gordura é utilizada e quebrada para fornecer energia para o cérebro, surgem substâncias chamadas de corpos cetônicos no organismo e o indivíduo entra em estado de "cetose". Isto é, o indivíduo elimina muito destes corpos cetônicos pela urina (cetonúria) e também pelo ar expirado o que causa um forte mau hálito. Sem contar que o excesso de corpos cetônicos no organismo podem provocar intoxicação.

Deve-se considerar também, que ao fazer esse tipo de dieta restritiva, a pessoa ao voltar a se alimentar normalmente pode exceder a quantidade de carboidratos na alimentação, devido ao tempo que ficou privada destes, e acaba engordando mais que antes da dieta.

Dica: Aprender a alimentar-se de forma adequada, optando por escolha de alimentos saudáveis é a única maneira de atingir e manter peso adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário