terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CEIA DE NATAL


Sempre nesta época do ano cometemos vários excessos no que se trata de comida. As ceias de natal sempre são muito fartas e trazem uma enorme variedade.

Todos nós sabemos o quanto é difícil diante de uma mesa farta comer sem exagerar. Então busque esse ano uma ceia diferente deixando-a mais leve.

Receitas tradicionais fazem o maior sucesso nessa época do ano, mas podemos torná-las mais nutritivas e saborosas. O arroz branco pode dar lugar ao incrementado arroz de 7 cereais ou ao sofisticados arroz negro, os ingredientes da torta de massa podre podem compor um souflê de ricota com espinafre, para temperar as carnes podemos abusar de ervas e temperos naturais como o alecrim, a sálvia e o tomilho. Podemos adicionar também as oleaginosas nas preparações, como amêndoas, castanhas do Pará, nozes, que são gorduras boas, mesmo sendo calóricas.

Para a sobremesa temos as frutas da época como figo, pêssego e cereja, frutas secas, sorvetes de frutas, ou até mesmo doces funcionais, como a mousse de abacate com cacau. Que tal experimentar ??? Se não resistir ao Panetone, prefira os de frutas.

Como opção de prato principal de preferência peixes ou carnes brancas. Podemos colocar no cardápio a carne de peru, menos gordurosa que o pernil. E para acompanhar molhos mais leves e de preferência a base de frutas cítricas. Como uma alternativa para quem pode pagar mais caro, podemos optar pelo bacalhau ou polvo, que também são pratos tradicionais.

Diga não as frituras, prefira sempre preparações cozidas ou assadas.

Como entrada temos diversas saladas saborosas que também são muito bem vindas no natal, temperadas com azeite extra-virgem e limão, ou molhos a base de iogurtes naturais. São alimentos ricos em fibras que aumentam nossa saciedade, fazendo com que o tamanho do prato principal seja reduzido.

Sempre bom também evitar as bebidas fermentadas como a cerveja, ou mesmo batidas à base de leite condensado, vinhos e espumantes são as melhores opções para quem prefere bebidas alcoólicas. Preferir sempre sucos de frutas naturais ou água sem gás, ao invés de refrigerantes, mesmo  “diet” ou “light”.

Que tal uma ceia mais leve e saborosa ?!?!?

Perú
2 filés
100g
155kcal
Chester
2 filés
100g
102kcal
Tender
4 fatias
100g
210kcal
Lombo
1 fatia
100h
272kcal




Nenhum comentário:

Postar um comentário