sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LEITE DE VACA


Entre os alimentos mais alergênicos o leite de vaca é o mais freqüente. Lembrando que também temos a soja, o amendoim, trigo, peixes e frutos do mar, oleaginosas. Milho e cítricos também são comuns desencadeantes de manifestações alérgicas.
O leite de vaca contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a mesma espécie. Mesmo que alguns desses fatores possam funcionar, serão destruídos pela armazenagem e fervura do leite.
Muitos comentam sobre o principal problema ser a intolerância a lactose, o que sem duvida essa intolerância é comum e pode desencadear transtornos funcionais gastrointestinais locais e conseqüências também sistêmicas. Porém essa não é a maior causa de doenças sistêmicas desencadeadas ... e sim a alergia a proteína ao leite de vaca.
As proteínas alergênicas dos lácteos provocam uma inflamação na mucosa intestinal causando alteração na permeabilidade da mesma, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos para a corrente sanguínea, alem de promover a má absorção de nutrientes. Alem disso as macromoléculas (dos lácteos e de outros alimentos) que conseguiram atravessar essa mucosa intestinal alterada, podem provocar uma reação do organismo no sentido de combatê-las, pois são entendidas como antígenos (corpo estranho), necessitando ser eliminadas. Para isso haverá estimulo do sistema imunológico, havendo liberação de histaminas , ativação de plaquetas e de outras substancias pró- inflamatórias. Essas reações podem provocar sintomas em diversos órgãos alvo, podendo se manifestar por alterações físicas, mentais e/ou emocionais, sendo que o processo mais comum a ser desenvolvido nessas situações é o processo infamatório. Dentre eles: otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite asmática, amidalite, obesidade, aumento da resistência  a insulina, aumento na formação de muco, gastrite, enterocolite, esofagite, refluxo, obstipação intestinal, enxaqueca, fadigas inexplicáveis, artrite reumatóide, falta de concentração, hiperatividade, dislexia, ansiedade e até mesmo depressão.
DICA: é importante entender que o processo alérgico tardio não se manifesta pela presença da substancia alergênica e sim pelo consumo freqüente da mesma, normalmente em detrimento de uma nutrição adequada, gerando processos somatórios que favorecem o desencadeamento dos sintomas alergênicos.
Fonte: Livro "Aimentação - problema e solução para doenças crônicas"
            Autora: Denise Madi Carreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário