terça-feira, 4 de outubro de 2011

BARRA DE CEREAL


Quem nunca optou por uma barrinha de cereais como um lanche saudável ???
Hoje em dia elas estão disponíveis em diferentes tipos e marcas no mercado, até denominadas como mousse, brownie e etc. Difícil encarar uma dessas e falar que é saudável né !!! Variam muito de calorias e sabores. As barras de cereal em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo muitas vezes consideradas uma opção saudável.  
O grande problema dessa quantidade excessiva de marcas e sabores, é que muitas delas contém um ingrediente chamado de Glucose de milho, que nada mais é que um carboidrato simples que fornece energia imediata.
Como todo carboidrato simples, ao serem ingeridos são absorvidos rapidamente, elevando a glicose no sangue, e com isso tendo um pico de insulina, para que essa glicose seja colocada para dentro da célula de gordura e músculos para gerar energia.
Porém, essa liberação de insulina não permite que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
Além disso, a glucose de milho podem resultar em outros malefícios a saúde como, obesidade, menor sensibilidade a insulina, aumento da produção de gordura no fígado, aumento dos níveis de LDL, aumento dos níveis de Triglicerídeos.
O ideal é sempre olhar os ingredientes dos produtos para evitar o consumo excessivo de glucose de milho, muito presente em refrigerantes e alimentos açucarados.
As barrinhas que eu tenho conhecimento que não possuem a glucose de milho são as das marcas "Mãe Terra" e "Nature Valley" ... se alguem conhecer outras, me avisem por favor. Portanto ... lá vai a dica!!!  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário