sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LEITE DE VACA


Entre os alimentos mais alergênicos o leite de vaca é o mais freqüente. Lembrando que também temos a soja, o amendoim, trigo, peixes e frutos do mar, oleaginosas. Milho e cítricos também são comuns desencadeantes de manifestações alérgicas.
O leite de vaca contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a mesma espécie. Mesmo que alguns desses fatores possam funcionar, serão destruídos pela armazenagem e fervura do leite.
Muitos comentam sobre o principal problema ser a intolerância a lactose, o que sem duvida essa intolerância é comum e pode desencadear transtornos funcionais gastrointestinais locais e conseqüências também sistêmicas. Porém essa não é a maior causa de doenças sistêmicas desencadeadas ... e sim a alergia a proteína ao leite de vaca.
As proteínas alergênicas dos lácteos provocam uma inflamação na mucosa intestinal causando alteração na permeabilidade da mesma, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos para a corrente sanguínea, alem de promover a má absorção de nutrientes. Alem disso as macromoléculas (dos lácteos e de outros alimentos) que conseguiram atravessar essa mucosa intestinal alterada, podem provocar uma reação do organismo no sentido de combatê-las, pois são entendidas como antígenos (corpo estranho), necessitando ser eliminadas. Para isso haverá estimulo do sistema imunológico, havendo liberação de histaminas , ativação de plaquetas e de outras substancias pró- inflamatórias. Essas reações podem provocar sintomas em diversos órgãos alvo, podendo se manifestar por alterações físicas, mentais e/ou emocionais, sendo que o processo mais comum a ser desenvolvido nessas situações é o processo infamatório. Dentre eles: otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite asmática, amidalite, obesidade, aumento da resistência  a insulina, aumento na formação de muco, gastrite, enterocolite, esofagite, refluxo, obstipação intestinal, enxaqueca, fadigas inexplicáveis, artrite reumatóide, falta de concentração, hiperatividade, dislexia, ansiedade e até mesmo depressão.
DICA: é importante entender que o processo alérgico tardio não se manifesta pela presença da substancia alergênica e sim pelo consumo freqüente da mesma, normalmente em detrimento de uma nutrição adequada, gerando processos somatórios que favorecem o desencadeamento dos sintomas alergênicos.
Fonte: Livro "Aimentação - problema e solução para doenças crônicas"
            Autora: Denise Madi Carreiro

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HOMUS TAHINE (PASTA DE GRÃO DE BICO COM GERGELIM)




Ingredientes:

½ kg de grão de bico
Água do cozimento (reservar)
3 colheres de sopa de tahine
3 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de suco de limão
6 colheres de azeite extra virgem
Sal a gosto
Modo de preparo: cozinhar o grão de bico na panela de pressão por 20 min para ficar macio. Passar no liquidificador, utilizando a água do cozimento, não deve ficar um creme mole. Reserve.
Processe no liquidificador, 1/3 desse creme com 1/3 de cada ingrediente. Processe e avalie o tempero.
Repita essa operação por mais duas vezes fazendo as correções necessárias.


DICA:  O grão de bico é uma leguminosa rica em fibras, tem um índice de proteínas satisfatório, fontes de magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e Triptofano. E o gergelim é uma semente com alta quantidade de fibra, que além de aumentar a saciedade é uma rica fonte de cálcio vegetal.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SUCO ANTI-CELULITE


INGREDIENTES :

  • couve - 1 cubo
  • salsa - 1 talo
  • maçã - 1/2 unidade
  • salsão - 1 talo pequeno
  • batata yacon - 1 fatia
  • pêra - 1 unidade
- liquidificar tudo com um pouco de água potável

Dica: bater a couve no liquidificador com um pouco de água potável e colocar em cubos de gelo, e congelar

terça-feira, 4 de outubro de 2011

BARRA DE CEREAL


Quem nunca optou por uma barrinha de cereais como um lanche saudável ???
Hoje em dia elas estão disponíveis em diferentes tipos e marcas no mercado, até denominadas como mousse, brownie e etc. Difícil encarar uma dessas e falar que é saudável né !!! Variam muito de calorias e sabores. As barras de cereal em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo muitas vezes consideradas uma opção saudável.  
O grande problema dessa quantidade excessiva de marcas e sabores, é que muitas delas contém um ingrediente chamado de Glucose de milho, que nada mais é que um carboidrato simples que fornece energia imediata.
Como todo carboidrato simples, ao serem ingeridos são absorvidos rapidamente, elevando a glicose no sangue, e com isso tendo um pico de insulina, para que essa glicose seja colocada para dentro da célula de gordura e músculos para gerar energia.
Porém, essa liberação de insulina não permite que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
Além disso, a glucose de milho podem resultar em outros malefícios a saúde como, obesidade, menor sensibilidade a insulina, aumento da produção de gordura no fígado, aumento dos níveis de LDL, aumento dos níveis de Triglicerídeos.
O ideal é sempre olhar os ingredientes dos produtos para evitar o consumo excessivo de glucose de milho, muito presente em refrigerantes e alimentos açucarados.
As barrinhas que eu tenho conhecimento que não possuem a glucose de milho são as das marcas "Mãe Terra" e "Nature Valley" ... se alguem conhecer outras, me avisem por favor. Portanto ... lá vai a dica!!!