Alimentos ricos em fibras não são tão facilmente digeridos pelo organismo, ou seja, faz com que o corpo trabalhe mais e por mais tempo para absorver os nutrientes, evitando também os picos de glicose no sangue. Por conta disso, é comum que a fome demore a aparecer quando o colocamos o pão integral no café da manhã ou que você se sinta satisfeito com uma quantidade menor de alimento.
Em relação aos alimentos tradicionais, os integrais têm maior quantidade de nutrientes. Quando um cereal é manipulado, ele fica rico em amido, mas perde todas as proteínas, minerais, vitaminas e fibras presentes em sua casca. É indicado usar grãos integrais, pois, assim, ingerindo a mesma quantidade de energia de um alimento comum (porque muitos contêm a mesma quantidade de calorias), o indivíduo adquire maior quantidade de minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes, lipídios, proteínas e outros nutrientes. Sem esquecer que a qualidade do alimento é muito mais importante do que a contagem de calorias.
Porque escolher os alimentos integrais ??? Porque os carboidratos complexos promovem maior quantidade de nutrientes, mais fibras, antioxidantes, e podem contribuir para a saciedade.
Vou dar como exemplo o arroz, muito presente na nossa alimentação.
Arroz integral: conserva suas propriedades nutritivas na casca. É uma boa fonte de fibras e evitam os picos de açucar no sangue. Quanto mais escuro, mais nutritivo.
Arroz branco: tem 1,6g de fibras, enquanto o integral tem quase 2x mais. Perde ainda em minerais como o potássio, magnésio, fósforo e ferro. Sofre refino e polimento. O qual denominamos carboidrato simples.
Arroz parbolizado: É colocado com casca em tanques de agua quente, assim as vitaminas se perdem no líquido antes do refino.
A arroz integral tem grãos intactos e com isso consegue preservar a película e o gérmen, onde encontramos a maior concentração de nutrientes. Maior quantidade de fibras solúveis, vitaminas do complexo B (principalmente B1). Melhora funcionamento intestinal, melhora metabolismo da glicose, protege sistema o nervoso, aumenta saciedade, dimunui colesterol.
Dica: E agora ?!?!?! Que tal trocarmos os carboidratos simples por carboidratos complexos ?!?!?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário