O abacate durante anos foi considerado um vilão a saúde, pela sua quantidade de gordura e calorias. Porém isso é passado, a gordura presente no abacate é uma gordura boa, chamada de gordura monoinsaturada, que por sinal é a mesma do azeite extravirgem.
Estudos recentes mostram as vantagens do abacate para a nossa saúde. Essa fruta é rica em nutrientes que reduzem o colesterol no sangue. Possui vitamina C , vitamina E e Glutationa que são potentes antioxidantes, combatendo radicais livres, atuando na prevenção do desenvolvimento de cânceres e envelhecimento precoce, sendo considerado um alimento funcional.
Alimento funcional é aquele que além de conter as funções básicas nutricionais também traz benefícios a saúde, tanto no tratamento como na prevenção.
Além das vitaminas mencionadas acima, ele também é considerado uma rica fonte de Folato, vitamina A, B6, Potássio , Ferro e Magnésio. O abacate é fonte de proteína vegetal. Seu único inconveniente é o alto teor calórico. Por isso deve ser consumido com moderação. Afinal, tudo em exagero faz mal ao organismo.
O óleo de abacate se destaca pela excelente qualidade nutricional. De acordo com alguns estudos, o óleo é rico em β-sitosterol e ácido oléico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias. Reduz o colesterol total e aumenta o colesterol bom (HDL).
A melhor forma de prevenção de doenças cardiovasculares é através da dieta. Recomendações recentes sugerem que o consumo de grãos, frutas e vegetais deve ser aumentado para se prevenir ou tratar essas doenças.
Legal artigo!
ResponderExcluir