terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CEIA DE NATAL


Sempre nesta época do ano cometemos vários excessos no que se trata de comida. As ceias de natal sempre são muito fartas e trazem uma enorme variedade.

Todos nós sabemos o quanto é difícil diante de uma mesa farta comer sem exagerar. Então busque esse ano uma ceia diferente deixando-a mais leve.

Receitas tradicionais fazem o maior sucesso nessa época do ano, mas podemos torná-las mais nutritivas e saborosas. O arroz branco pode dar lugar ao incrementado arroz de 7 cereais ou ao sofisticados arroz negro, os ingredientes da torta de massa podre podem compor um souflê de ricota com espinafre, para temperar as carnes podemos abusar de ervas e temperos naturais como o alecrim, a sálvia e o tomilho. Podemos adicionar também as oleaginosas nas preparações, como amêndoas, castanhas do Pará, nozes, que são gorduras boas, mesmo sendo calóricas.

Para a sobremesa temos as frutas da época como figo, pêssego e cereja, frutas secas, sorvetes de frutas, ou até mesmo doces funcionais, como a mousse de abacate com cacau. Que tal experimentar ??? Se não resistir ao Panetone, prefira os de frutas.

Como opção de prato principal de preferência peixes ou carnes brancas. Podemos colocar no cardápio a carne de peru, menos gordurosa que o pernil. E para acompanhar molhos mais leves e de preferência a base de frutas cítricas. Como uma alternativa para quem pode pagar mais caro, podemos optar pelo bacalhau ou polvo, que também são pratos tradicionais.

Diga não as frituras, prefira sempre preparações cozidas ou assadas.

Como entrada temos diversas saladas saborosas que também são muito bem vindas no natal, temperadas com azeite extra-virgem e limão, ou molhos a base de iogurtes naturais. São alimentos ricos em fibras que aumentam nossa saciedade, fazendo com que o tamanho do prato principal seja reduzido.

Sempre bom também evitar as bebidas fermentadas como a cerveja, ou mesmo batidas à base de leite condensado, vinhos e espumantes são as melhores opções para quem prefere bebidas alcoólicas. Preferir sempre sucos de frutas naturais ou água sem gás, ao invés de refrigerantes, mesmo  “diet” ou “light”.

Que tal uma ceia mais leve e saborosa ?!?!?

Perú
2 filés
100g
155kcal
Chester
2 filés
100g
102kcal
Tender
4 fatias
100g
210kcal
Lombo
1 fatia
100h
272kcal




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

EXAGEROS - FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO


Estamos no último mês no ano, e justamente nesse mês exageramos um pouco mais nas comidas e nas bebidas. Muitos encontros, muitas festas de confraternização, muito convite, muito tudo (rs).

Que tal colocarmos na nossa alimentação alguns sucos detoxificantes para "limpar" as toxinas do nosso organismo. E nada melhor que um suco bem gelado para combater o calor do verão e hidratar o corpo.

Suco de Maçã Detoxificante
- 6 maçãs
- 2 cenouras
- 2 folhas de couve
- 5 folhas de hortelã
- 1 pedaço de gengibre
- 1 talo de aipo
obs: a quantidade é maior para beber no café da manhã e nos intervalos das refeições.
Suco Detoxificante 2
- 1 folha de couve sem talo
- 1 colher de sopa da polpa do maracujá
- suco de 1/2 limão
- 1/2 cenoura
- 200ml de água potável

DICA: Ainda este mês, dicas de uma alimentação saudável para a Ceia de Natal !!!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AGROTÓXICOS


Mais uma vez estamos falando do tema agrotóxicos, um veneno na mesa do consumidor. A ANVISA divulgou a lista dos alimentos mais contaminados, e para nosso espanto, eles são amplamente consumidos por nós.

Hoje em dia as feiras orgânicas estão crescendo bastante, conseguimos encontrá-las perto de nossas casas, porém o preço ainda continua bem alto para a maioria da populução. Mas que tal colocarmos na ponta do lápis os benefícios que eles podem nos trazer, e o quanto de problemas podemos evitar não consumindo esses venenos.
  
Vamos cuidar da nossa saúde desde já, nunca é tarde para melhorar ... vamos passar isso a nossos filhos ... vamos incentivar o cultivo sem agrotóxicos ...  vamos fazer a diferença para um mundo melhor !!!

No texto abaixo, estou postando a reportagem exibida pelo jornal nacional. Isso acontece de verdade ...  Vale a pena ler !!!!

Uma refeição colorida, com folhas, legumes e frutas, para qualquer pessoa, um prato assim é a tradução de alimentação saudável. Mas quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária analisou o pimentão, morango, pepino, alface e cenoura, descobriu que em pelo menos metade das amostras desses alimentos houve uso indevido de agrotóxicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária levou para o laboratório amostras de 18 tipos de alimentos. Em 28% delas, havia excesso de agrotóxicos ou agrotóxicos não autorizados para aquela cultura, o que pode representar um risco maior à saúde.
O caso mais grave é o pimentão. “Desse tamanho aqui? Além de enxerto, tem muito agrotóxico”, afirma uma consumidora.
Em 92% das amostras, foram encontradas irregularidades. O morango teve 63% de amostras irregulares; o pepino, 57%; a alface, 54%; e quase 50% das amostras de cenoura tinham agrotóxicos acima do permitido ou não autorizados. O tomate, que já esteve no topo do ranking, hoje tem menos contaminação, 16,%. E uma boa notícia: na batata, nenhum problema foi encontrado entre as amostras examinadas.
“O agrotóxico no alimento, ao ser ingerido pela população, tem um efeito cumulativo, vai se acumulando no organismo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível”, alerta José Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa.
“Principalmente neurológicas, endócrinas, imunológicas e hoje a questão do aparelho reprodutor, como infertilidade, diminuição do número de espermatozoides e a questão do câncer”, explica Heloísa Pacheco, coordenadora do ambulatório de Toxicologia da UFRJ.

A médica Silvia Brandalise, pesquisadora da Unicamp, estuda as causas de câncer, principalmente entre crianças. Segundo ela, pesquisas já comprovaram que a exposição aos venenos usados nas plantações está relacionada à leucemia e aos tumores no cérebro. A comida com excesso de agrotóxicos e produtos químicos também faz parte dos fatores de risco.
“Se aquele produto lesa uma célula da formiga, uma célula de um mosquito e leva à morte esse mosquito, de maneira mais aguda. O homem não é diferente. Só que no homem é mais crônico, é de longa duração”, destaca.

E se o contato com o veneno for direto, pior. Osvaldo nunca usou proteção. “O veneno abalou os nervos, então não posso fazer força nenhuma”, conta.

Fonte: Jornal Nacional - edição do dia 06/12/11

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CHIA


É um grão bem antigo, porém só se tornou conhecido a pouco tempo. E como está aparecendo muito na mídia resolvi escrever sobre este grão - o grão de Chia..

Fonte de ácido graxo ômega 3, proteínas, fibras, antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio ...  esse grão é uma ótima opção!!!!
Rico em fibras ele aumenta a saciedade, evitando o excesso de peso. Mas também vale lembrar que quando consumimos fonte de fibras, devemos aumentar o aporte de liquidos (água) para não ocorrer o efeito ao contrário e resultar em uma constipação.
Possui mais ômega 3 do que a linhaça, e não precisa ser triturada para ativar suas substâncias benéficas. O ômega 3 tem ação anti inflamatória, o qual tem ação também na pressão arterial e na redução de colesterol e triglicerídeos.

Esta na lista dos alimentos de baixo índice glicêmio, portanto não aumenta níveis de glicose no sangue. Sem contar que ameniza a resistência a insulina, facilitando o aproveitamento de glicose pelas células, evitando que sobre glicose livre no sangue.

Pode ser adicionado a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurtes. Moída também pode ser acrescida em receitas de pães e massas, subtituindo a farinha de trigo, compondo a mistura de farinhas sem glúten.

DICA: é encontrado em forma de grão, farinha ou óleo.