quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CAFEÍNA X CORTISOL


O pico de cortisol acontece aproximadamente no momento de acordar e ocorre um declinio durante o dia,sendo as menores concentrações no início do sono.Este ciclo durno é importante na manutenção das funções corporais normais e os menores níveis a noite para consolidação da memíria durante o sono.
Em humanos,a cafeína aumenta a secreção de ACTH e cortisol.Aparentemente o consumo habitual de cafeína leva ao desenvolvimento de tolerância eliminando ,portanto,os potenciais efeitos prejudiciais.
Entretanto,estudos demonstraram que a tolerância é apenas parcial dentro dos limites habituais de consumo pela população americana(250-300mg/dia).A ativação do eixo HHA(atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal) foi particularmente elevada em pessoas com consumo médio de 300mg/dia,enquanto que essa resposta foi abolida por doses superiores.Desse modo,o consumo moderado de cafeína,ao longo do dia,pode ocasionar em aumento do cortisol.
Outro fator responsável pelo aumento dos niveis de cortisol é o jejum alimentar.A privação alimentar por um período superior a três horas ocasionou um aumento da produção de cortisol.Esse aumento de cortisol pela privação alimentar leva a um estado de estresse,o que contribui ainda mais para o aumento do consumo de calorias provindas de alimentos gordurosos e doces.O hipercortisolismo pode mediar a compulsão alimentar.
O estresse crônico leva as alterações no balanço hormonal acarretando na redução dos níveis de hormonios anabólicos( andrógenos e IGF-1) que promovem aumento da massa muscular e óssea e previnem a adiposidade.Apesar da insulina ser anabólica,os níveis aumentados de cortisol no estresse crônico também podem aumentar os níveis de insulina,estimulando hiperinsulinemia que favorece o acúmulo de tecido adiposo abdominal e a resistência a insulina em músculo,fígado e cerébro.

POSTADO POR DANIELA BASTOS - NUTRICIONISTA ESPORTIVA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O PODER DAS FIBRAS


Alimentos ricos em fibras não são tão facilmente digeridos pelo organismo, ou seja, faz com que o corpo trabalhe mais e por mais tempo para absorver os nutrientes, evitando também os picos de glicose no sangue. Por conta disso, é comum que a fome demore a aparecer quando o colocamos o pão integral no café da manhã ou que você se sinta satisfeito com uma quantidade menor de alimento.
Em relação aos alimentos tradicionais, os integrais têm maior quantidade de nutrientes. Quando um cereal é manipulado, ele fica rico em amido, mas perde todas as proteínas, minerais, vitaminas e fibras presentes em sua casca. É indicado usar grãos integrais, pois, assim, ingerindo a mesma quantidade de energia de um alimento comum (porque muitos contêm a mesma quantidade de calorias), o indivíduo adquire maior quantidade de minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes, lipídios, proteínas e outros nutrientes. Sem esquecer que a qualidade do alimento é muito mais importante do que a contagem de calorias.

Porque escolher os alimentos integrais ??? Porque os carboidratos complexos promovem maior quantidade de nutrientes, mais fibras, antioxidantes, e podem contribuir para a saciedade.
Vou dar como exemplo o arroz, muito presente na nossa alimentação.
Arroz integral: conserva suas propriedades nutritivas na casca. É uma boa fonte de fibras e evitam os picos de açucar no sangue. Quanto mais escuro, mais nutritivo.
Arroz branco: tem 1,6g de fibras, enquanto o integral tem quase 2x mais. Perde ainda em minerais como o potássio, magnésio, fósforo e ferro. Sofre refino e polimento. O qual denominamos carboidrato simples.
Arroz parbolizado: É colocado com casca em tanques de agua quente, assim as vitaminas se perdem no líquido antes do refino.
A arroz integral tem grãos intactos e com isso consegue preservar a película e o gérmen, onde encontramos a maior concentração de nutrientes. Maior quantidade de fibras solúveis, vitaminas do complexo B (principalmente B1). Melhora funcionamento intestinal, melhora metabolismo da glicose, protege sistema o nervoso, aumenta saciedade, dimunui colesterol.

Dica: E agora ?!?!?! Que tal trocarmos os carboidratos simples por carboidratos complexos ?!?!?!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CASTANHAS - O ANO INTEIRO



Uma porção diária de nozes, amendôas e afins garante um coração mais protegido, combate o envelhecimento precoce, e ainda aumenta a saciedade. Sem contar que pode ser uma opção de lanche muito saudável, em substituição a salgados e outras coisas rapidas. Prático e facil de carregar, tenha sempre o seu kit no trabalho ou em casa.
A sociedade criou um hábito de só consumir essas oleaginosas em festas de fim de ano. Porém, não é de hoje que a ciência investiga e comprova, seus benefícios para o organismo.
Essas oleaginosas possuem uma grande quantidade de gordura MONOINSATURADA, presente também no azeite de oliva, que são responsáveis por varrer as moléculas de colesterol das artérias (que podem levar a aterosclerose) e podem nos proteger de infartos e derrames.
Vamos preparar o nosso kit cheio de vitaminas, minerais e gorduras do bem !!! E para quem gosta de contar calorias, ainda nos fornece pouquíssimas calorias.
Ricos em selênio e vitamina E, que apresentam uma alta capacidade antioxidante; minerais como fósforo, magnésio e zinco necessários para o bom funcionamento do organismo; ricas em arginina, que ajudam a dilatar os vasos e melhorar a imunidade; fonte de fibras e proteínas;
Procure seu nutricionista e saiba as quantidades adequadas para você, a ingestão exagerada de qualquer alimento pode ser prejudicial a saúde ... e lembre-se de sempre olhar os rótulos e escolher as com menos quantidades de sódio, afinal o sódio é uma verdadeira bomba para as artérias.
Por serem ricas em argininas, elas não podem ser consumidas em períodos de herpes ou com sintomas de síndrome fúngica.

DICANão esqueça as oleaginosas no armário por muito tempo, em contato com o calor e o oxigênio elas perdem consistência, sabor e principalmente nutrientes.